Criança

Crianças sem futuro

dianaadmin Educação, Família, Relacionamentos, Viver 0 Comments

Quando pergunto a uma criança como se sente quando tira uma negativa num teste, e ela me responde que fica preocupada com os pais porque os vai deixar tristes, o que isto significa?
 
Quando uma criança me diz que estuda porque os pais a obrigam, o que isto significa?
 
Quando uma criança me diz que tirou uma excelente nota e que essa nota vai deixar os pais felizes e orgulhosos dela, o que isso significa?
 
Quando uma criança me diz que nunca vai conseguir ser o aluno que gostava de ser, e que isso a deixa muito triste porque sente que está a desiludir os pais, o que isto significa?
 
Significa que temos uma criança profundamente infeliz, com a necessidade constante de agradar os pais, com a necessidade premente de viver em função das suas tristezas ou alegrias.
 
Significa que temos uma criança com uma baixa confiança em si e nas suas capacidades, que aprende em função dos pais e não do seu próprio crescimento e aprendizagens.
 
Significa que tenho uma criança que provavelmente não vai gostar de si própria, e que espera que os pais gostem dela através dos seus resultados escolares.
 
Significa que é uma criança que vive em função das necessidades dos outros, e não em função de si própria.
 
Significa que irá ser um adulto depende dos outros para se amar,
dependente dos outros para avançar,
dependente dos outros para construir uma vida que é sua, e não dos outros.
 
Significa que provavelmente vai viver para os outros, e em função dos outros, e não em função do seu eu e das suas necessidades.
 
Significa que poderá ser um adulto que vai culpar os pais e os outros pela vida que tem, porque enquanto criança não aprendeu que a sua vida dependente essencialmente si e do que faz com ela.
 
Diana
 
Imagem | Cameron Bloom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *