TLS20

A certeza é uma ilusão

Diana Gaspar Amor, Confiança, Família, Gratidão, meditação, Mudança, Paz, Relacionamentos, Ser Feliz Com Sucesso, Viver 0 Comments

Nem a certeza nas certezas são certas. Não controlamos nada, nem ninguém.
Não controlamos pessoas, relações, experiências de vida, perdas, quem nos ama, quem amamos, o que vem, o que vai, quem vem e quem vai.
Não controlamos nada, mas vivemos com a ilusão de controlarmos algumas coisas. Talvez por isso queiramos ter cada vez mais bens materiais, mais títulos, mais troféus, mais coisas, que nos faça ter certeza do presente, do futuro, que nada nos vais faltar nem ninguém, que somos bons e insubstituíveis.
Vivemos com medo de viver a incerteza da vida e neste medo perdemos o brilho, a simplicidade do momento e o agora, desfocando da ideia que nada é mais incerto que a própria vida.
Talvez a ideia e controlo nos faça alimentar a ideia que não vamos perder a pessoa que amamos. Talvez a ideia de um emprego certo nos faça sentir que temos o futuro garantido. Talvez a certeza de uma saúde de ferro nos faça sentir que vamos ser eternos e certos nesta vida que não agarramos, mas que tudo fazemos para a olharmos como certa.
Acredito cada vez mais, que não precisamos desta certeza para nada, nada é certo, talvez nem a certeza. Talvez esta ilusão tenha nascido para nos tranquilizar que nada de mal nos vai acontecer e que nada nos vais faltar. E assim vivemos presos, a esta certeza, que não passa de uma ilusão que desmorona quando aquilo que tínhamos como certo, se mostra afinal incerto. Talvez em si esta certeza nada nos traga, a não ser o apego de estarmos agarrados a uma vida com medo que algo aconteça e a asfixiarmos relações e sonhos. Talvez certas certas, só mesmo as incertezas da vida, e a intenção de abrir mão desta certeza. Talvez aceitar a vida com todas as suas incertezas nos traga um caminho de paz, aceitação e muita tranquilidade.

Diana

Fotografia | Teresa Lamas Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *