_DSC0672

O que andas a fazer com a liberdade?

Diana Gaspar Amor, Determinação, Mudança, Viver 0 Comments

Hoje comemoramos a liberdade conquistada por aqueles que de forma corajosa e destemida deixaram de reclamar e obedecer a uma condição imposta por outros, para lutarem por aquilo que queriam: liberdade para agir, liberdade para escolher, liberdade para dizer, liberdade para ser.

Se nenhum deles se tivesse mobilizado dessa forma, talvez hoje não sentisse a liberdade para escrever o que escrevo agora e para viver como vivo hoje.

Muito foi feito com bravura para termos liberdade de expressão, liberdade de voto, liberdade para escolhermos como nos queremos relacionar, liberdade para escolher o que vestimos, liberdade de trabalharmos em casa ou noutro local, de fazermos um sem fim de coisas que nos parecem hoje tão naturais, porque o são, mas não eram.

O que fazemos hoje com a liberdade que temos? O que fazemos hoje nas nossas vidas através da liberdade de partilharmos pensamentos, valores, princípios e acções? Dizemos hoje aquilo que pensamos ou continuamos a viver presos a outras ditaduras? Lutamos hoje por aquilo a que temos direito ou simplesmente reclamamos do que temos e nada fazemos de diferente? Cumprimos aqueles que sentimos serem os nosso deveres, ou continuamos só com direitos? O que fazemos, cada um de nós, com a liberdade que não foi conquistada por nós?

O 25 de abril será sempre um marco de liberdade, para sempre. Que seja vivido agora de dentro para fora com a mobilização necessária para construirmos um mundo de amor, de respeito, de igualdade e de paz.

Diana

Fotografia | Luís Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *