1K1A1814

7 pilares para melhorares o teu desempenho atlético!

Diana Gaspar Determinação, Viver 0 Comments

Se até há uns anos atrás, atleta era só aquele que tinha como profissão a prática de algum tipo de desporto e modalidade, na atualidade, considera-se atleta qualquer pessoa que pratique um desporto, independentemente do investimento e do tempo que dedique à sua prática. No entanto, reconhecemos que há diferenças claras entre quem vive uma modalidade de forma profissional e quem viva este papel de forma mais amadora, com outro tipo de intenções e objetivos. Há espaços para todos e ainda bem!

A maioria dos atletas no nosso país são atletas não profissionais. No entanto, o investimento em treinos, equipamento, provas e afins é cada vez maior, e isto faz-nos pensar sobre a importância que ser atleta tem na vida de cada uma dessas pessoas, que investem tanto numa modalidade sem ser essa a sua área profissional, sendo os “únicos” ganhos os pessoais: de superação, bem-estar, confiança e uma forma de vida. Para além disso, vamos percebendo que os atletas se preocupam não só em melhorar as suas condições de vida para a prática da modalidade escolhida, mas que vão valorizando também cada vez mais a sua evolução. Queremos ser cada vez melhores! E neste sentido, deixo algumas orientações que acredito serem fundamentais para que possas melhorar o seu desempenho como atleta:
1. É fundamental que se estabeleça objectivos a curto, médio e longo prazo e que se traça um plano para a concretização desses mesmos objetivos.
2. É essencial que se estabeleça uma meta de expansão, isto é, que se escolha um aspecto que esteja a limitar o despenho do atleta até então e que se trabalhe especificamente colando aí toda a sua concentração. Quando se atingir esta meta, cria-se outra.
3. Durante o período de treinos é crucial foco no treino. Naquele momento só existe o treino nada mais. Correr a pensar no jantar ou na namorada vai levar a energia precisa para a evolução, para outras áreas da vida. Onde está a atenção está a energia! Se queres evolução precisas de foco, presença e determinação no treino.

4. Nenhum objetivo é concretizado em linha reta, portanto, todas as frustrações potenciam o crescimento. Os objectivos dão um caminho e uma orientação mas todos os caminhos têm pedras, imprevistos e outras dimensões que, não sendo controladas, precisam de ser integradas e ultrapassadas.

5. Não há ganhos sem esforço, portanto, não há evolução sem desconforto.

6. A evolução durante os treinos precisa de ser avaliada regularmente.

7. Para haver conquista precisa de existir em simultâneo paixão e desempenho. Quanto maior a paixão maior a capacidade para passares mais tempo dedicado ao que te apaixona, e maior a resiliência para os momentos mais difíceis. Percebe mesmo se é uma paixão ou que outras intenções te fazem treinar.

O ano já começou e estou certa de que muito podes fazer se quiseres evoluir como atleta. Acredito, também, que quando investimos em ser melhores atletas, também nos tornamos melhores pessoas. Mas deixo esta reflexão para outro artigo 😉

Diana

 

Fotografia | Matias Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *