2010_11_DSC_6187_b&w Innuendo

Ser um líder reconhecido movido a ansiolíticos é ter sucesso? 6 Pilares para o Sucesso

Diana Gaspar Amor, Confiança, Determinação, Mudança, Ser Feliz Com Sucesso, Viver 0 Comments

Não acredito em formulas mágicas nem em caminhos curtos na construção do sucesso, seja que tipo de sucesso for.

Acredito sim, que há um caminho a percorrer, acima de tudo um caminho de auto-descoberta com significado e uma ou mais intenções. Também acredito que é um caminho sem fim, onde cada etapa é só um degrau para a plenitude que pretendemos atingir.

Há vários conceitos de sucesso e também acredito que para muitos de nós o significado de sucesso, e a intenção de o conquistar sejam diferentes.

Assim sendo, sucesso, para mim, tem dois pilares: por um lado é vivermos bem em nós e por outro é contribuir positivamente para um mundo melhor. Assim sendo, é gostarmos de nós e vivermos bem na nossa pele, vivendo todos os dias das nossas vidas como queremos, a fazermos o que gostamos, movidos pela paixão de fazermos o que gostamos com entusiasmo. E no fim de tudo, estarmos a contribuir para um mundo de amor, saúde, paz e de bem-estar. Isto para mim é sucesso.

No entanto, embora o significado seja simples, o caminho nem sempre se faz com a mesma simplicidade. Porque os imprevistos existem, porque nem tudo corre como desejávamos, porque todos temos a nossa história de amor-próprio e porque para fazermos o que gostamos precisamos de muito investimento diário.

Assim sendo, resumi 6 dimensões que acho imprescindíveis para a construção do sucesso:

Motivação – a motivação é energia e a energia nasce do que nos faz sentido. Assim sendo, acredito que a motivação nasce de uma intenção clara, de objetivos bem formulados e alicerçados no que gostamos de fazer. Por isso, se queres ter sucesso precisas de te sentir apaixonado por aquilo que fazes porque é essa paixão que te vai fazer gerar os motivos suficientes para te manteres firme principalmente quando te apetecer desistir, e seguir por um caminho mais fácil, e por outro, é essa motivação que te mobiliza para viveres.

Determinação – ser determinado, de forma resumida, é ter uma grande capacidade para gerir frustrações, expectativas e o que pensam os outros das tuas escolhas e sobre ti. É a determinação que te permite manter a consistência do teu trabalho ao longo do tempo, mas para isso precisas de aprender a lidar com frustração, com o cansaço e com as tuas falhas. Sim, trabalhar para o sucesso cansa até porque para seres bom em alguma coisa precisas de trabalhar com afinco. Se queres a excelência, então…

Disciplina – funcionamos muito melhor com rotinas. O corpo e mente funcionam de forma muito mais organizada quando há uma rotina instalada pela repetição. A disciplina nasce da rotina, e a rotina nasce da repetição e da consistência que fazer todos os dias de uma determinada forma para chegares a um determinado resultado. Precisas de fazer muitas vezes para aprenderes a fazer bem o que quer que seja. No entanto, é fundamental que vás avaliando a tua rotina para perceber a que resultados estás a chegar. Cumprir uma rotina, sem melhorar e sem pensar nela, pode ser uma forma de sofrimento.

Organização – diria que ser organizado é meio caminho andado para o sucesso. A organização externa é o reflexo da organização interna e vice-versa. A organização permite que todos as dimensões a tua vida sejam contempladas e refletidas. Ser um excelente líder numa empresa e viver no caos familiar refletirá sucesso? Acredito que no meu conceito de sucesso não. Quando falo em organização falo em organizar as semanas, meses e anos em função dos objetivos e falo também na organização para conciliar todos os papéis que contemplam o teu dia-a-dia e que são importantes para ti. Viver cheio de trabalho movido a ansiolíticos, e num caos relacional será uma forma de sucesso?

Inteligência criativa – sabes quando tudo parece correr mal e tu sentes e desenvolves a capacidade de encontrar sempre uma solução? Isso é inteligência e criatividade juntas. Ser criativo é ter a capacidade de te flexibilizares às circunstancias que não controlas nem dependem de ti. Acima de tudo é um trabalho interno de confiança e flexibilidade onde te permites trabalhares as tuas crenças e a tua forma de lidar com os desafios diários. Sem criatividade não há sucesso porque é da criatividade que surge a capacidade de adaptação.

6. Ama-te – quando não precisas de sentir sucesso para sentir amor, então estás no caminho certo na construção do teu sucesso. Se o sucesso nasce quando trabalhas com determinação, disciplina e de forma organizada e sabes que nenhum resultado coloca o teu amor-próprio em causa, então estás no caminho certo! Para além disso, quando te amas percebes e sentes que precisas de cuidar de ti de forma global, que precisas de cuidar do teu corpo, da tua mente, das tuas emoções, da tua espiritualidade e dos que amas.

DIANA

Fotografia | Adriano Branco Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *