diana-ferias-2016

(Português) Precisas de ter certezas?

Diana Gaspar Amor, Amor Partilhado, Amor Próprio, Confiança, Determinação, Diana, Gratidão, Mudança, Paixão, Paz, Ser Feliz Com Sucesso, Viver 0 Comments

A certeza é uma ilusão.
É uma ilusão achar que temos controlo em alguns domínios das nossas vidas.
É uma ilusão achar que controlamos quem amamos, que controlamos os nossos filhos, amigos, pais e uma série de domínios que vivem fora de nós.

A certeza é uma ilusão, e a necessidade de a ter nasce da insegurança perante a vida e as nossas proporias competências. Sentimos, nós humanos, necessidade de ter certeza quando sentimos que precisamos de segurança e de controlo, e que quer um quer outro, partem de algo exterior agora. Queremos ter a certeza que sabemos dos passos dos outros, pelo medo de os perder. Queremos saber o que vai acontecer a seguir quando não confiamos na nossa capacidade de adaptação. Queremos ter a certeza que estamos a dar o passo certo quando somos inseguros pelas nas escolhas e tememos o que os outros vão pensar sobre o nosso fracasso. Queremos a certeza quando não sabemos lidar com a frustração, quando não temos confiança em nós e nos outros, e quando não temos segurança interna. E quando assim é, assumimos o controlo, a dominância e queremos agarrar tudo para ternos a certeza que não vamos ficar sem nada.
Presos a esta ideia de controlo e de certeza, entregamos uma vida e uma sentido de vida ao medo: ao medo de falhar, ao medo do que os outros vão pensar, ao medo de ficarmos sozinhos, ao medo de confirmarmos que não temos amor nem confiança.
No entanto toda a certeza é uma ilusão, porque não controlamos nada, nem nada nem ninguém, ou melhor, controlarmo-nos a nós e os comportamentos que podemos escolher ter e assumir.
Desapegar da ilusão da certeza, é um renascer para a vida, para a sua fluidez e a sua imensa sabedoria. Não controlamos nada. A vida são instantes de incerteza e nunca sabemos quando desta incerteza nascem as maiores respostas que precisamos para viver.
Quando nos desapegamos do controlo e agarramos uma experiências de cada vez com amor, entrega e confiança, vivemos de e em liberdade, com a certeza que muito de nós e dos outros podemos descobrir.
Quando nos desapegamos do controlo, a abraçamos uma vida de incertezas, desapegamos-nos do julgamento e da comparação entre o que estamos a viver e o que achávamos que deveríamos estar.
Cada vez mais a vida me surpreende quando me desapego de controlar.
Convido-te a abraçares esta vida de incertezas onde qualquer certeza será sempre pura ilusão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *