2023 com ESPERANÇA!


Sem esperança a vida torna-se muito mais dura e sofrida. Sem esperança não há vida com brilho, entusiasmo e magia. Viver sem esperança é como viver com um céu escuro sem estralas.

A esperança é aquele rasgo de energia que nos faz acreditar, mover e esperar. Sem esperança não há vida, e não deixa de ser curioso, que é quando a vida se torna realmente dura e sofrida, é que nos tornamos mais capazes de a desenvolver, nutrir ou até mesmo de semear, essa semente tão forte e tão poderosa. Mas esperança não significa esperar, muito pelo contrário. Esperança significa desenhar e criar um movimento ou uma trajetória, para que as coisas que queremos aconteçam. Significa portanto, saber o que se quer, planear e fazer acontecer. Num momento em que falamos tanto em dor e em tantas dificuldades, é fundamental que saibamos o que queremos fazer no momento, e com o momento.

A nossa mente não está orientada para florescer, e alimentar a felicidade e a esperança. Estas construções nascem de uma intenção e orientação interna para crescermos e viveremos com sentido, para um propósito maior. A nossa mente está formatada para detetar, resolver e transformar problemas, não está propriamente orientada para encontrarmos motivos que nos façam sentir felizes e cheios de esperança e alegria. Estas construções nascem de uma orientação interna - de um, Eu quero! - face aos momentos de vida e à intenção clara de não querer apenas sobreviver neles. A nossa mente está preparada para fazer conexões, comparações e antecipações, assim como está também preparada para fazer com que a ligação entre a mente e o corpo esteja operacional para nos mantermos vivos e a funcionar.

Neste sentido a tua, a nossa mente, está preparada para te fazer sobreviver, não para te fazer feliz. Essa responsabilidade e necessidade, de seres feliz construindo esperança e agindo de acordo com a realidade que queres criar, é tua, não da tua mente, da tua família ou do teu trabalho. Claro, que há nos vários contextos, múltiplos factores que influenciam o teu bem-estar e que potenciam tudo o resto, afinal, onde há pessoas, construções e relações há a base para a construção da tão necessária felicidade pública, que influencia de forma direta a felicidade individual.

Neste sentido, o convido-te para que te questiones sobre o que queres, como queres viver, o que queres atingir e que precisas de desenvolver através de um plano simples e com tarefas concretas, para lá chegares. A ideia chave de - quero ser feliz! - não vale. O que é para ti ser feliz? O que precisas de fazer para lá chegar? O que precisas de destralhar? O que precisas de trabalhar?- e por aí fora. Se queres viver com mais esperança precisas de desenhar o teu caminho até às estrelas!!

Que em 2023 aprendas e sintas o poder da palavra Esperança, e que aprendas também a esperar entre o que semeias e o resultado dessa plantação. Tudo leva o seu tempo e tem o seu momento, mas o semear, cuidar, persistir e colher, é um trabalho teu, e de cada um de nós.

Para nós, um 2023 cheio de Esperança!

Diana

Artigos Relacionados

VER MAIS