Mensagem de Natal


Desde que me lembro, penso nunca ter ouvido notícias prósperas sobre o ano novo. Das projeções de fim do mundo (lembro-me do terror que senti quando ouvia as notícias que de 2000 não passaríamos), aos aumentos constantes de tudo, aos números de desemprego cada vez maiores, à pobreza, aos vírus e à recessão, não tenho na memória de qualquer boa nova em relação aos anos novos. 2023 apresenta-se à luz dos especialistas, o pior ano de sempre, e de facto, sendo o Natal uma celebração que se realiza perto do ano novo, fica bastante difícil sentir a luz, a serenidade e a paz a que este momento nos convida, se nos apresentam o fim do mundo de várias perspectivas e ângulos, daí a poucos dias. Para além disto, ainda estamos a curar as consequências de um vírus do qual quase pouco nos lembramos e de uma guerra devastadora que já fazendo parte do nosso dia-a-dia, é sentida de várias formas. Estamos mais tristes, exaustos e com muito medo.

Mas, às vezes, são mesmos nas piores circunstâncias que encontramos o melhor de nós e dos outros. Acredito que a força de cada um pode ser sempre mais forte que as dificuldades que se apresentam, acreditando também que apesar de muitas dúvidas, a esperança nunca nos pode abandonar. Sem esperança não há vida! E há sempre um mas, um plano b, uma luz ao fundo do túnel e um coração capaz de alimentar alento, saúde e soluções.

Envolvida nesta intenção de lembrar onde estamos e o que temos, a mensagem de Natal que te deixo hoje, é a de te convidar a olhar para aquilo que tens como adquirido e que não valorizas, ou porque nunca deixaste de ter, ou porque já faz tão parte de ti ou das tuas rotinas, que já foi integrado e desvalorizado. Às vezes, precisamos de tão pouco para nos sentirmos bem e temos em nós aquilo que realmente é importante e não valorizamos. Vivemos sempre com medo do que aí vem, e pouco voltados para o que temos e podemos fazer no momento. Procuramos constantemente fora de nós a tal felicidade que só conseguimos alimentar dentro. Invertemos as prioridades das necessidades e sonhamos com aquilo que nem sabemos se nos vai trazer de facto mais amor e alento. Há tanto a questionar e tanto a transformar, que acredito que são as dificuldades que nos permitem colocar as perguntas mais importantes e separar o importante do superficial. Envolvida nesta intenção de valorizarmos de facto o mais importante, convido-te a olhares para o teu Natal à luz do que já tens e do que podes dar, do que já és, dos que te são próximos e importantes, da tua saúde ou da necessidade de a conquistares.

O que podes dar tu aos outros para tornares o seu Natal mais especial? O teu tempo, uma carta de amizade ou amor, uma bolacha com um pai natal cheia de magia, uma partilha genuína, um abraço apertado, o teu colo, um chá com um aroma quente e doce, um café com um bombom, e o melhor de tudo, a tua atenção e perdão. A vida é tão fugaz para não ser celebrada nos pequenos gestos de amor...Porque sim, o Natal é aquele momento que nos convida a pensar no que realmente é importante, nos assuntos pendentes que temos para resolver dentro de nós, e no amor que podemos genuinamente partilhar com os outros através da nossa presença ou de um gesto que nos façam sentir presentes.

Natal é luz, luz é presença e onde há presença há espaço para se celebrar o amor. Vamos dar mais do que esperar, vamos celebrar mais com o que temos e pensar menos no que não conseguimos comprar, vamos agradecer os relacionamentos que nos fazem crescer e os pequenos grandes gestos. Tudo o que julgarmos importante para além disto, já não faz parte do Natal.

Quanto a 2023, vamos viver um dia de cada vez, conscientes que o mais importante é sempre a saúde e que cada problema traz infinitas possibilidades de solução. Tudo se resolve e transforma, e às vezes, é nos caminhos mais difíceis que encontramos o arco-íris e o melhor caminho a seguir.

FELIZ NATAL! Diana

Fotografia | Adriano Branco Neves

Artigos Relacionados

VER MAIS