Não é a tristeza que nos deixa infelizes...


Adoramos estar alegres, entusiasmados e felizes e vivemos apavorados com a ideia de sentirmos tristeza, medo e desânimo. Isto faz com que o desejo de controlarmos aquilo que sentimos seja muito grande, porque quando sentimos que controlamos as nossas emoções, conseguimos manter uma imagem intocável para com os outros e o mundo.

Apegados a esta ideia, queremos controlar as emoções que nos retiram força e vida, e queremos estar constantemente a puxar aquelas que nos fazem sentir bem e que nos dão sorrisos e energia. Parece que há quase uma necessidade de pegar à força no sorriso e colocá-lo no rosto para que este disfarce qualquer sinal de tristeza e cansaço.

Mostrar tristeza, cansaço e medo continua a ser nos dias de hoje um sinal de fraqueza.

Afinal, parece que só os fracos sentem emoções que os deprimem e os tornam medrosos, embora também possa estar a ser usada esta vivência emocional, como forma de chamar a atenção e de vitimização – com a intenção de vender uma imagem que não tem medo de manifestar de fragilidades – tão explorado nos últimos tempo nas redes sociais.

Hoje, ter a coragem de mostrar cicatrizes, medos e tristeza publicamente pode significar também uma forma de manipular imagens e de vender conceitos. E, clarifico isto porque quando falo sobre a necessidade biológica e emocional que temos de comunicar o que nos dói com os outros, algumas pessoas dizem-me que não têm coragem de mostrar as suas dores ao mundo, nomeando os contextos sociais.

Hoje há, acredito eu, uma grande dificuldade em distinguir a vida que se constrói nas redes sociais e a vida que se vive na vida, sendo que quando falo da necessidade de expressar e partilhar emoções, falo em fazê-lo sempre num contexto onde haja espaço e acolhimento para o fazer, e não necessariamente de as gritar ao mundo para ter a validação ou o reconhecimento do mesmo.

Mas, afinal, como viver com as emoções que nos fazem sentir mal e como alimentar as que nos fazem sentir bem? Viver de forma inteligente com todas as emoções é crucial para construirmos uma boa saúde mental. Sendo que a saúde mental também é o reflexo do equilíbrio emocional. E o equilíbrio emocional acontece quando aceitamos viver com todas as emoções. Todas! Acolher a cada momento cada emoção, identificá-la, partilhá-la e perceber a sua mensagem é a melhor estratégia para não vivermos intoxicados, aprisionados ou afogados nas várias experiências que vamos tendo.

Não é a tristeza que nos deixa infelizes, mas aquilo que fazemos com a tristeza quando ela surge. Também não é o medo que nos debilita. Às vezes só o medo de ter medo é o maior paralisador, sendo que o medo como sinal de proteção é fundamental, como estado emocional predominante é angustiante.

Há uma grande diferença entre sentir as emoções e viver apegados a elas.

As emoções têm em si um caráter impermanente – isto é, são manifestações instantâneas de energia que vêm e vão – e que só se mantém se forem alimentadas através do que pensamos e do que acreditamos sobre nós, os outros e o mundo em geral.

Quantas vezes nos mantivemos irritados durante dias por uma situação que durou minutos? Quantas vezes nos sentimos inferiores depois de uma situação em que interpretamos que alguém nos estava a gozar, por exemplo? As emoções tornam-se tóxicas pela duração e pela intensidade com que as vivemos e não pela sua natureza em si.

Quantos de nós já sentimos aquele prazer cinzento de ouvir uma música que ainda nos deixa mais tristes, ou se estando tristes escolhemos ouvir uma música mexida que nos faz logo sentir melhores? Quantos de nós tentam afogar angústias em comida, bebida ou compras, criando mais dor do que aquela já sentida? Também a ideia de que as pessoas felizes são aquelas que não tem problemas, medos, irritações e tristezas não é real, nem equilibrada, até porque a noção de felicidade está intimamente relacionada com a ideia de uma reciclagem constante do que sentimos para melhor nos sentimos e vivemos.

Para vivermos com bem-estar e livres de estados emocionais tóxicos acredito que precisamos de clarificar a diferença entre controlar o que sentimos e controlar aquilo que fazemos com o que sentimos. A diferença parece ténue, mas é na realidade abismal! E, é aqui que reside o potencial de crescimento através das emoções ou a (in)capacidade de vivermos intoxicados com elas recalcadas, reprimidas e abafadas, que neste estado, durante muito tempo, podem colocar em causa a saúde mental de forma determinante.

Nenhuma emoção é tóxica e tem por si a capacidade de nos prejudicar a ponto de as queremos controlar para não nos fragilizarmos.

O tempo e a forma como a alimentamos é que a pode tornar tóxica com impacto negativo na nossa vida global. Afinal, quantas pessoas mudaram de vida para melhor depois de uma grande tristeza, desilusão ou perda?

Assim sendo, o convite que hoje lhe deixo é que identifique a que emoções se apega mais e que emoções é que tem a tendência a valorizar por acreditar que já fazem parte da sua história e da sua identidade. Se esses estados emocionais não o fazem sentir bem, identifique que histórias conta a si mesmo, que alimentam esses mesmos estados – por exemplo, histórias de vitimização, pessimismo, necessidade de reconhecimento constante, inferioridade, insegurança, a culpa, a comparação, o perfeccionismo, justificam estados emocionais tóxicos – reconhecendo que é a única pessoa que poderá assumir a responsabilidade de os transformar através também da forma como se quer sentir. Para além disso, perceba que nunca poderá controlar o que chega até si, nem a emoção que sente de forma automática. Poderá, sim, transformar sempre o que sente depois e o que faz para a resolver, sendo que fingir que não a sente não é uma forma saudável de a transformar.

A capacidade e a responsabilidade de mudar a sua vida e de reciclar as suas emoções é sua.

Aprenda a falar do que sente, comunique sempre que possível as suas emoções com assertividade e liberdade, e perceba o que tem de fazer para reciclar esses estados emocionais. Não controla o que os outros fazem, nem o que chega até si, mas controla o que escolhe fazer com o que sente e como quer viver através dessa experiência.

Diana

Artigos Relacionados

VER MAIS