Obrigada, Kilian!


As próximas linhas que escrevo são meramente especulativas, isto porque, não poderia escrever com convicção sobre alguém que não conheço. Já acompanho as redes sociais do Kilian há alguns anos, mas não considero que conheça alguém só pelas suas publicações nas redes sociais. Através delas, conseguimos perceber o que é importante, gostos, interesses, necessidades e as suas causas, mas não podemos acreditar que conheçamos alguém só por aqui.

Deste modo, o que escrevo é uma reflexão em função do que fui e vou vendo ao longo destes anos, sem conhecer de facto o homem e o atleta que ele é. 

Ontem, fomos mais uma vez surpreendidos pela vitória (com um novo recorde) do Kilian, na prova rainha da corrida de montanha. E digo rainha, pelo impacto mundial que tem nos adeptos da modalidade. Acredito que a maior parte de nós, não consegue compreender como é que alguém consegue manter durante tantos anos uma performance de resultados de excelência. Há quem diga que terá aptidões físicas diferenciadas e inatas; há quem diga que tem e sempre teve, a vida ideal para que estes resultados surgissem; há quem diga que sempre trabalhou com os melhores; há quem diga que tem todas as ferramentas possíveis para que tudo isto aconteça. Acredito que terá tudo isto ou parte disto, mas também acredito que na mesma medida, a sua cabeça estará bem esclarecida sobre o que significa tudo isto para si.

No perfil do Kilian, ao longo destes anos que o sigo, aquilo que consigo perceber sobre ele, é a paixão e a preocupação que manifesta pela montanha, pelas alterações climáticas, pela conservação da natureza e pela Emelie, aparecendo no meio de tudo isto misturado, a paixão pela corrida na mesma medida, e as suas experiências nas várias provas que foi realizando.

Mais do que os resultados, o que sempre me cativou nele foi a simplicidade com que sempre falou de si, as fotografias na alta montanha e o uso da sua influência para chamar a atenção sobre as questões ambientais. Por curiosidade, até gostava de saber o número de títulos que já ganhou, mas o seu perfil não fala destes números, mas dos vários projetos em que está envolvido. 

Acredito mesmo que, se ele não tivesse ganho ontem o UTMB a vida dele iria ser o que é hoje depois de ter ganho, que estaria, como é óbvio, a processar e a analisar ao milímetro todas as falhas e o resultado, mas que o seu valor enquanto atleta e pessoa não estariam em causa. Acredito que trabalhará de forma árdua, que terá objetivos ambiciosos, mas que a sua missão estará muito além dos títulos alcançados. Sendo o prodígio mundial da modalidade, já poderia ter sido esmagado pela pressão de resultados e pela imagem de marca que foi criando ao longo destes últimos anos

A alta competição traz a necessidade de um trabalho interior enorme, de um autoconhecimento constante, a reconstrução recorrente de uma identidade alicerçada em valores e intenções, e um trabalho emocional rigoroso.Não é só a quantidade e qualidade de treino que constrói um atleta de excelência, mas o conhecimento que vai criando sobre si, sobre as suas necessidades, sobre a sua identidade, sobre o significado dos seus resultados, sobre o que escolhe para o definir, sobre as necessidades dos seus próximos e sobre a importância que dá a tudo o resto tem na sua vida, incluindo as redes sociais .

Correr é muito mais que um pé à frente do outro e o resumo da quantidade de treino realizado. Qualquer modalidade vivida desta forma, requer um trabalho interior igualmente arduo.

Obrigada Kilian, pela inspiração diária, pelo amor pela montanha que nos mostras, por usares os teus resultados e influência nas causas ambientais que crias, por seres essa pessoa única que nos faz sentir que é a simplicidade que nos leva muito mais além, e que somos muito mais que os nossos resultados, embora sejam eles também, tão importantes como tudo o resto.

A simplicidade é o trabalho mais complexo que podemos abraçar para vivermos melhor connosco e com o mundo, dentro e fora da alta competição.

Diana

Fotografia - Paul Brech in UTMB

Artigos Relacionados

VER MAIS